Se você acha que aumentar a eficiência da área de tecnologia da informação do seu hospital demanda grandes investimentos, está na hora de rever seus conceitos. Um Outsourcing de TI pode ser uma solução eficaz para trazer novas soluções, maximizar os resultados do hospital e, ainda, reduzir custos.

Mas qual seria a mágica? Para entender como conseguir esses resultados, primeiro você precisa conhecer o conceito de Outsourcing. Trata-se de uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no mercado corporativo, por meio da qual os serviços de tecnologia são terceirizados para empresas especializadas nesse ramo.

O Outsourcing pode ser total ou parcial. Este último já é bastante comum nas organizações, principalmente, para a execução de tarefas rotineiras. Mas também é possível adotar um Outsourcing para o desenvolvimento de projetos ligados à estratégia organizacional.

Certamente, o seu hospital possui objetivos estratégicos a serem cumpridos em um determinado período de tempo. Neste sentido, o Outsourcing de TI pode trazer inúmeros benefícios para você e para a sua equipe, ajudando na obtenção dos resultados pretendidos.

Veja, abaixo, 8 benefícios que um Outsourcing de TI pode trazer para empresas da área de saúde:

1. Redução de custos operacionais

A Tecnologia da Informação não deve ser vista somente como custo e, sim, como investimento. Isso porque aquilo que a TI desenvolve contribui para a geração de resultados do hospital. Um software para agilizar o atendimento aos pacientes, por exemplo, trará melhorias na gestão operacional e as consequências aparecerão no balanço.

Mas, dentro da atividade de TI, existem custos, como o de pessoal, máquinas, servidores etc. Um Outsourcing pode poupar a sua gestão de arcar com esses valores sozinha, já que toda a parte operacional da TI passará a ser de responsabilidade do parceiro.

Com isso, você pode alocar o investimento apenas na inovação, conduzida pelo Outsourcing, ganhando em otimização de recursos financeiros.

2. Melhor aproveitamento dos recursos humanos

Sem precisar arcar com os custos operacionais da Tecnologia da Informação, você pode direcionar seus investimentos financeiros para o incremento da equipe do hospital. Essa pode ser a oportunidade de inaugurar novas alas, implementar novos tipos de atendimento, buscar especialidades que até então seu hospital não poderia atender.

Além disso, também é possível incrementar a parte do atendimento humano, investindo em mais recepcionistas, enfermeiros e buscando novos treinamentos de capacitação para o time.

E mesmo que a sua terceirização de TI seja apenas parcial, você garante que os funcionários que seguem no hospital possam se ocupar somente dos temas mais ligados à estratégia organizacional.

3. Aumento da eficiência de TI

O Outsourcing permite que os profissionais da TI trabalhem em um ambiente apartado da empresa, sem precisarem se envolver em assuntos que dizem respeito somente ao hospital.

Com isso, a Tecnologia da Informação ganha em eficiência, podendo desenvolver os projetos com mais foco, entregando resultados com mais agilidade e qualidade.

4. Maiores possibilidades de inovação

Uma empresa especializada em tecnologia tem mais possibilidades de apresentar projetos inovadores e que promovam a transformação organizacional. Isso ocorre porque os profissionais do Outsourcing trabalham com foco na sua própria atividade, têm acesso à mais cursos, palestras e treinamentos e estão mais antenados às inovações do mercado.

A equipe interna depende de uma série de fatores para se atualizar, mas há um grande peso para a questão orçamentária. Qualquer tipo de atualização do profissional de TI precisará sair da verba do hospital, que poderia estar sendo aplicada nas melhorias das atividades fim do estabelecimento.

5. Maior índice de cumprimento de metas

Uma equipe de TI mais eficiente, focada e inovadora só pode resultar em um maior índice de cumprimento de metas. E isso vale tanto para as métricas da própria Tecnologia da Informação quanto para os objetivos estratégicos do hospital.

As métricas da TI estão relacionadas ao tempo de atendimento às demandas, à capacidade de entrega a partir das encomendas realizadas, aos serviços prestados etc. Já os objetivos estratégicos são aqueles ligados aos resultados obtidos pelo hospital, como melhor rentabilidade, aumento no número de pacientes, melhores índices de avaliação, entre outros.

6. Atendimento ágil às demandas internas

A Tecnologia da Informação tem, em geral, duas áreas de atuação principais: a primeira está ligada ao desenvolvimento de projetos estratégicos. A outra é o atendimento às demandas dos médicos, enfermeiros e demais colaboradores.

Em ambas, o Outsourcing pode tornar a TI mais eficiente. Mas no atendimento às demandas, a melhora na agilidade é visível logo no início da parceria. Com funcionários focados e dedicados a realizar um bom atendimento, dificilmente o hospital sofrerá com atrasos por conta de problemas em equipamentos ou na rede corporativa.

Além disso, os profissionais atendidos podem avaliar a solução recebida e, com isso, há uma melhora constante na prestação de serviços.

7. Redução de riscos

Ao contrário do que possa parecer, uma equipe terceirizada de TI oferece menos riscos para o hospital do que um time próprio. O Outsourcing trabalha com o armazenamento de dados em nuvem e tem excelentes ferramentas de backup.

Além disso, como não estão alocados diretamente dentro do hospital, conseguem manter a rede funcionando de forma mais estável, já que não dependem de fatores como energia, por exemplo.

8. Flexibilidade

A equipe terceirizada de TI, por não estar inserida no dia a dia da empresa, tem mais flexibilidade para realizar reuniões e atendimentos. Isso porque há mais flexibilidade de horários para o trabalho e é possível contar com os profissionais por mais tempo.

Além disso, com as ferramentas disponíveis para comunicação a distância, você não terá problemas para falar com a sua TI quando precisar, podendo realizar áudio ou vídeo conferências por meio de qualquer aparelho com acesso à internet.

Como você viu, o Outsourcing de TI pode trazer muitos benefícios para a organização. E é justamente por isso que cada vez mais empresas, inclusive as da área de saúde, vêm adotando esse procedimento como uma boa saída para incrementar seus processos inovadores.

Se você está pensando em implementar esse sistema no seu hospital, não perca tempo! E se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo direto na sua caixa de e-mails!