Não é incomum que os departamentos de TI, especialmente no setor público, gastem mais tempo reagindo a problemas do que tentando identificá-los antes que eles causem algum tipo de interrupção. Mas para que a gestão de TI funcione com o melhor desempenho e evite erros, o monitoramento de infraestrutura de forma proativa é essencial.

Em primeiro lugar, nem todos os problemas são imediatamente visíveis e tendem a se desenvolver ao longo de um período de tempo. Em segundo lugar, se você não está monitorando a saúde do seu ambiente de TI, como você pode garantir que você esteja fornecendo um serviço eficiente e consistente aos seus usuários finais?

A visibilidade total da sua infraestrutura é fundamental para prevenir problemas e ajudar você a tomar decisões informadas para moldar o futuro do seu ambiente de TI. Abaixo, separamos alguns dos motivos pelos quais o monitoramento de infraestrutura no setor público é tão importante.

Permitir informações e decisões orientadas por dados

O monitoramento de infraestrutura é mais do que garantir que sua infraestrutura de TI esteja funcionando como deveria; ele é um elemento vital na criação e modelagem da estratégia geral de tecnologia no setor público.

Seu ambiente de TI deve oferecer o melhor desempenho para os seus usuários finais. Mas, à medida que a tecnologia muda e as necessidades no setor público evoluem, como você pode ter certeza de que a sua propriedade de TI está atuando e entregando o que deveria?

Como responsável, você deve demonstrar como o ambiente de TI está sendo executado e o que você está fazendo para minimizar os riscos. O monitoramento de infraestrutura permite que você avalie o seu desempenho. É impossível saber como o seu ambiente de TI normal se comporta se você não o monitorar.

Monitorar a sua infraestrutura de forma eficiente significa que você tem acesso a informações críticas que são valiosas não apenas para o departamento de TI, mas para outras partes internas interessadas.

Os gestores no setor público têm muito pouco conhecimento sobre como seus ambientes de TI estão performando verdadeiramente. O único momento em que eles ficam cientes do desempenho da TI é quando há interrupções e as atividades entram em risco. O monitoramento do seu ambiente garante que você possa reduzir o risco e gerenciar sistemas de forma proativa.

Detectar problemas com antecedência para evitar desastres

O monitoramento de infraestrutura proativo significa que você tem uma melhor chance de evitar grandes interrupções. O acompanhamento de padrões de falha e as verificações regulares da saúde de sua infraestrutura permitem identificar discrepâncias dentro de seus sistemas e entender correlações.

Se você não está monitorando os seus sistemas, como você sabe se eles estão ficando sem capacidade? A resposta é que o problema acaba passando despercebido e você só descobre quando é muito tarde para evitar as consequências.

O monitoramento de suas redes garante que todas as interrupções, como o congestionamento da rede, sejam detectadas e resolvidas antes de impactar os usuários finais.

Se você estiver monitorando continuamente os seus sistemas, é mais provável que você pegue algum sinal de alerta e possa intervir na sua correção antes que o problema entre e afete o usuário final.

Não só esta abordagem é mais produtiva para os usuários, mas alivia a pressão sobre o departamento de TI. O foco pode ser deslocado para que você esteja trabalhando para prevenir interrupções em vez de lutar contra incêndios.

Melhorar a produtividade e o desempenho

O monitoramento de infraestrutura de TI não envolve apenas medir o desempenho atual. É importante identificar áreas em que a melhoria deve ser buscada. Isso significa que você pode ajustar a sua infraestrutura para que o seu sistema seja executado como deveria.

O monitoramento próximo ajuda a sua equipe a entender como a rede funciona e a maneira como os seus sistemas interagem uns com os outros. Em vez de esperar por problemas antes de perceber que eles existem, você pode identificar de forma proativa quaisquer áreas que sejam vulneráveis. Apontar problemas potenciais ajuda a evitar futuros tempos de inatividade e interrupção aos usuários finais.

Plano e orçamento para atualizações de TI

Como com todo hardware, os seus ativos de TI possuem ciclos de vida que precisam de monitoramento e rastreamento. Como você sabe se essas ferramentas estão funcionando efetivamente se você não estiver monitorando?

O desempenho desses ativos mudará ao longo do tempo, assim também a sua estratégia. Não só é importante ter um inventário de seus recursos tecnológicos e, quando eles precisam ser atualizados, é igualmente importante monitorar o desempenho contínuo dessas ferramentas.

Prevenir e reduzir o tempo de inatividade e as perdas de negócios

O tempo de inatividade não só afeta a experiência e a produtividade do usuário final, mas também afeta a linha de fundo dos trabalhos no setor público. O monitoramento da saúde do seu ambiente de TI pode ajudá-lo a identificar tendências e padrões que ocorrem na gestão das tarefas e que podem causar perturbações.

Tomar uma abordagem proativa para o monitoramento envolve mais do que levar informações no valor nominal, só porque sua rede está funcionando, não significa que ela esteja sendo executada de forma eficiente e os problemas futuros não ocorrerão.

O monitoramento do seu ambiente de TI é tão importante quanto o teste de suas aplicações. Muitos pensam que o teste regular é suficiente. Mas você está realizando testes em vários limiares? Por exemplo, como você sabe se a sua rede está pronta para a introdução de um novo software se você não estiver testando se o seu sistema pode ser sobrecarregado ou se o subsídio de uso é suficiente?

O setor público está constantemente sob pressão para oferecer desempenho contínuo e melhorar a eficiência dos seus serviços. Aprender o que os padrões são e as características da sua infraestrutura significa que você pode detectar problemas antes de afetar a entrega ao público.

Isso também significa que você pode aprender com comportamentos e tendências anteriores para que esteja sempre executando o desempenho máximo. O monitoramento de infraestrutura regular do seu ambiente de TI o ajudará a responder a estas perguntas para que você possa tomar decisões informadas.

E para continuar aprendendo como melhorar a gestão de TI no setor público, assine nossa newsletter e receba nossas dicas diretamente no seu e-mail!