Em linhas gerais, consultoria de TI é um serviço oferecido por uma empresa especializada em prestar apoio a outras organizações em projetos que envolvam tecnologia, como implementar criptografias, otimizar processos ou desenvolver softwares. Ela costuma ser acionada quando a equipe interna não tem o conhecimento necessário para uma tarefa pontual, sem que seja necessário trazer um profissional permanente para executá-la.

Investir em consultorias também é muito comum em companhias menores, que não possuem uma equipe própria de tecnologia. Com isso, essas empresas têm acesso a profissionais qualificados sem precisar arcar com o alto custo de funcionários efetivos.

Na hora de contratar uma consultoria de TI, muitos fatores devem ser levados em conta. Pensando nisso, neste post, explicamos quais são os principais pontos que você deve avaliar ao buscar esse tipo de serviço. Ficou interessado? Continue a leitura e confira a seguir!

Qualidade do suporte

Antes de fechar com uma consultoria, busque referências sobre a qualidade do suporte oferecido pela empresa. Os profissionais devem ser capazes de identificar os pontos fortes e fracos dos recursos tecnológicos da organização, propondo ações e projetos que ajudem a fortalecer a área desejada.

A consultoria pode servir de apoio no planejamento de TI ou ser a principal responsável por ele. Tudo vai depender das necessidades da empresa. O importante é que a equipe de suporte seja capacitada para ajudar na montagem da estrutura tecnológica, estabelecer processos e sugerir novas medidas.

Também é essencial que, durante a vigência do período de prestação do serviço, o time de consultores esteja sempre disponível para tirar dúvidas e dar orientações, presencial ou remotamente.

Disposição para ensinar

Consultores são profissionais que já prestaram serviços para um grande número de organizações, ajudando-as em diversas situações. O contato com eles é uma grande oportunidade para conseguir conhecimento especializado. Por isso, procure contratar pessoas que, além de resolver o seu problema, estejam dispostas a compartilhar essas informações valiosas.

Aproveite o tempo junto com eles para pedir orientações e dicas que possam ser usadas futuramente. Assim, a equipe poderá aprender novas habilidades e aprofundar seu conhecimento no mercado. Dessa forma, todos conseguirão caminhar com as próprias pernas quando os consultores encerrarem seus serviços na empresa.

Inovação

Um bom consultor vai muito além do básico. Profissionais competentes podem trazer novas maneiras de pensar, desenvolver boas práticas e sugerir soluções realmente inovadoras para o negócio. Muitas vezes, um olhar externo é tudo de que uma organização precisa para criar um projeto diferenciado e se destacar no mercado.

No que diz respeito à tecnologia, empresas especializadas trazem insights que passam despercebidos por profissionais de outras áreas. Por isso, vale muito a pena buscar o apoio de pessoas verdadeiramente dedicadas e criativas em um projeto de TI.

Atenção com a segurança

Invasões de sistemas e roubo de dados estão entre as maiores ameaças que uma empresa pode enfrentar atualmente. Por isso, procure saber se a consultoria de TI que você pretende contratar tem uma boa reputação em segurança da informação. Dessa forma, é possível proteger a companhia de prejuízos e evitar que seus dados caiam em mãos erradas.

Um dos principais serviços que devem ser levados em conta é a instalação de antivírus. O papel da consultoria é avaliar qual é a opção mais adequada de acordo com as necessidades da sua empresa e cuidar de todo o processo de instalação ou substituição do software.

Outra medida fundamental é a configuração de um firewall. Essa ferramenta cria uma barreira entre os computadores da organização e a internet, permitindo apenas o tráfego de informações autorizadas na rede. A instalação deve ser feita por um técnico experiente, a fim de reduzir o risco de invasões e de fraude de dados.

Também é importante contar com um bom trabalho de backup de dados, de modo a assegurar a integridade do histórico de informações da empresa. Um sistema de fortalecimento de senhas é igualmente indicado, já que elas são o primeiro ponto de contato entre o usuário e os documentos que ele precisa acessar.

Personalização dos projetos

Uma boa consultoria de TI é aquela que oferece projetos sob medida para as empresas que atendem. Isso quer dizer que todos os serviços são desenhados após uma análise profunda das necessidades da organização, gerando soluções alinhadas com os problemas identificados. Jamais contrate uma empresa que não flexibiliza seus pacotes de serviços. Assim, você evita pagar por ferramentas que não vai utilizar.

Preste atenção também nas especialidades de cada consultoria. Pode acontecer de uma empresa oferecer um portfólio variado de serviços, mas se destacar apenas em segurança da informação, por exemplo. Nesse caso, você pode fechar com essa companhia para proteger seus dados, mas procurar outros parceiros para conduzir outros tipos de projetos. Dessa forma, é possível aproveitar o que há de melhor em cada consultor.

Redução de custos

Um dos motivos pelos quais empresas contratam consultorias de TI é reduzir custos na implementação de projetos de tecnologia. Portanto, tenha ao seu lado um parceiro que ajude você, de fato, a atingir esse objetivo.

Além de eliminar a necessidade de contratar uma equipe interna, é possível diminuir ainda mais os gastos ao migrar os dados do negócio para a nuvem. Esse tipo de ação consiste em armazenar informações em servidores online, sem a necessidade de ter um data center alocado na companhia.

Na nuvem, os dados são armazenados com total segurança e mobilidade, já que eles podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet. O pagamento do serviço é feito sob demanda, ou seja, apenas pelo espaço que a empresa utilizar.

O desenvolvimento e a implementação desse projeto deve ser feito por consultores especializados. Eles deverão escolher a opção com melhor custo-benefício para a organização, acompanhar a migração dos arquivos e treinar a equipe para utilizar o novo sistema de armazenamento de dados.

Então, essas foram as nossas dicas para ajudar você a escolher a consultoria de TI ideal para sua empresa. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Analise o cenário da organização, pesquise referências e contrate a consultoria que melhor atenderá às suas necessidades. E, claro, aproveite a oportunidade para aprender muito com os consultores!

Gostou do artigo? Caso queira saber mais sobre serviços de consultoria de TI, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você e esclarecer todas as suas dúvidas!