Em busca de mais qualidade e inteligência na gestão da tecnologia, muitas companhias investiram em um serviço de consultoria e gerenciamento de TI. Essa solução já se disseminou no setor privado e, pouco a pouco, ganha espaço no setor público.

A consultoria e o gerenciamento de TI, quando apoiados por um parceiro estratégico, auxiliam gestores a terem um maior padrão de qualidade no seu dia a dia. As rotinas são alinhadas com as principais tendências do setor, evitando problemas de segurança, bem como falhas frequentes.

Ficou curioso e quer saber mais como esses serviços funcionam? Então veja o nosso post abaixo!

O que é a consultoria de TI?

A consultoria de TI é um serviço voltado para a otimização geral dos processos. Em geral, o consultor realiza uma análise sobre o perfil das operações do setor, as demandas dos usuários e a infraestrutura com o objetivo de identificar pontos que possam ser otimizados ou reestruturados para se alinharem com as práticas modernas do mercado.

Em outras palavras, a consultoria de TI é um processo em que o setor de TI tem as suas rotinas revisadas por um auditor externo e otimizadas conforme a demanda interna. Ela pode ser voltada para a gestão de projetos, as práticas de segurança digital ou até mesmo os processos de governança. Assim, o time de técnicos conseguirá agregar valor para as suas atividades e garantir um maior nível de inovação nos seus serviços.

Como funciona a terceirização do gerenciamento de TI?

A terceirização do gerenciamento de TI é um processo em que uma empresa ou órgão público contrata um negócio para cuidar de todas as rotinas que envolvem essa política. Ou seja, um time de especialistas é contratado, conforme o perfil do negócio e as suas rotinas, para executar e direcionar o funcionamento de todas as políticas de manutenção, gestão e suporte ao usuário que envolvem a infraestrutura de TI.

Quais as vantagens desses tipos de serviços?

A contratação de uma empresa que trabalha com consultoria e gerenciamento de TI pode trazer vários benefícios para os usuários. Entre os principais, nós podemos apontar:

  • redução de custos com tecnologia e gestão de times;
  • maior foco em demandas críticas;
  • menos falhas no funcionamento de equipamentos;
  • diminuição dos prejuízos causados por falhas;
  • aumento da qualidade dos serviços prestados;
  • maior segurança de dados;
  • aumento da disponibilidade dos recursos de TI;
  • alinhamento estratégico do time de TI com outras áreas do negócio.

Como contratar uma empresa de consultoria e gerenciamento de TI?

Para contratar uma empresa com serviços de consultoria e gerenciamento de TI, alguns cuidados devem ser tomados. Eles reduzem as chances de o negócio ficar exposto, além de aumentarem o retorno obtido com o investimento. Destacamos as principais dicas de contratação a seguir. 

Conheça o perfil da sua infraestrutura

Saber como a infraestrutura está organizada é um ponto básico para qualquer investimento em TI. Quando o gestor conhece todos os equipamentos e sistemas internos, fica mais fácil direcionar o seu investimento em busca de soluções realmente capazes de solucionar os problemas existentes. Portanto, sempre faça um levantamento sobre como a infraestrutura interna está configurada.

Saiba as demandas dos usuários

Conhecer as demandas dos usuários também é um ponto importante para contratar alguém que atue com consultoria e gerenciamento de TI. Saber como os processos afetam a rotina de quem utiliza as ferramentas de TI internas permite que o gestor conheça melhor o impacto das rotinas da sua área e, assim, possa avaliar pontos que devem ser otimizados. Portanto, sempre mantenha uma comunicação aberta com os profissionais de outros setores.

Avalie se a companhia possui experiência na sua área de atuação

Toda empresa, seja ela do setor público ou privado, possui necessidades inerentes ao seu perfil de atuação. Portanto, ao contratar uma companhia externa, é fundamental que ela esteja preparada para lidar com as suas demandas.

Diante disso, sempre verifique se o negócio possui experiência com a prestação de serviços na sua área. Assim, você terá a certeza de que contratação uma empresa com rotinas de qualidade.

Verifique as certificações de qualidade

As certificações são um modo simples de identificar a qualidade dos processos executados por uma empresa. Elas são voltadas para rotinas de segurança, gestão e manutenção de TI e, em muitos casos, têm abrangência mundial.

Portanto, não deixe de verificar se a empresa de consultoria e gerenciamento de TI tem alguma certificação. Dessa forma, o seu investimento será mais seguro e rentável.

Busque o feedback de clientes

O feedback de consumidores é um dos pontos mais importantes para identificar se uma companhia atende às suas necessidades. Avaliar como a empresa lida com os seus principais clientes em momentos complexos permite visualizar de modo abrangente a qualidade dos serviços e, assim, evitar riscos.

Portanto, sempre busque o feedback de clientes atuais e antigos. Faça uma análise completa sobre como o negócio lida com momentos de alta demanda, erros e rotinas críticas. Assim, você terá a certeza de que optou por um serviço com alto retorno sobre o investimento.

Verifique os processos de segurança e privacidade existentes

A segurança de dados não deve ser ignorada quando você for investir em um serviço de consultoria e gerenciamento de TI. Esse é um fator crítico, principalmente se considerarmos os dados aos quais os profissionais terão acesso.

Portanto, avalie como a empresa contratada lida com a privacidade de seus clientes. Verifique a sua política de privacidade e compartilhamento de dados, assim como os padrões de segurança dos processos internos que estão registrados em contrato.

Não deixe de alinhar a política de privacidade e segurança digital com as normas de compliance internas. Assim, você poderá contratar uma empresa que está totalmente alinhada com as normas da sua instituição pública e a regulamentação local.

Nos últimos anos a tecnologia está desempenhando um papel de destaque no poder público. Ela permitiu que servidores atendessem a um número maior de demandas com mais agilidade, segurança e precisão. Porém, para que a TI possa ter um papel de destaque nesse ambiente, é fundamental que o gestor tenha uma rotina bem-estruturada e práticas de gestão eficazes.

A contratação de uma empresa de consultoria e gerenciamento de TI é uma das escolhas que o gestor pode realizar para colocar a tecnologia em mais cenários. Esse parceiro estratégico auxiliará o negócio a reduzir custos, identificar demandas com mais qualidade e avaliar como otimizar processos. Assim, todas as rotinas de gestão, segurança de dados, suporte e manutenção estarão alinhadas com os principais padrões do mercado.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como a consultoria de TI pode auxiliar a gerar melhores resultados? Então fale conosco!