Muitos gestores estão sempre buscando novas alternativas para desenvolver os seus colaboradores, e isso envolve treinamentos, palestras, cursos, entre outras opções. Entretanto, é possível ir além e contar com a tecnologia para alcançar este objetivo, como é o caso do desktop analytics.

No artigo de hoje, explicaremos melhor o conceito, como ele funciona e vamos listar alguns benefícios que ele proporciona. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

O que é o desktop analytics?

O desktop analytics pode ser definido, de forma resumida, como uma tecnologia que possibilita a coleta de dados sobre o que está sendo feito no computador do colaborador enquanto o trabalho é realizado.

Por meio deste recurso, torna-se possível identificar os níveis de produtividade da equipe, fazer uma análise de desempenho mais justa e tomar decisões com base no resultado identificado.

Vale ressaltar, contudo, que a ideia não é controlar o que os profissionais fazem. Ele vai além e ajuda no registro e análise de dados. Dessa forma, o gestor pode ter insights relevantes para compreender como os processos são executados e, sobretudo, como eles podem ser otimizados.

Como ele funciona?

Por não se tratar de uma ferramenta simples de controle, o desktop analytics não está voltado apenas para o indivíduo, mas também para a identificação de tendências de utilização dos usuários, como os sites mais acessados e os softwares mais utilizados, por exemplo.

Uma solução completa ainda vai além e possibilita identificar os aspectos mais detalhados, como quais são as teclas mais digitadas e quais são os botões mais clicados pelos colaboradores.

Vale ressaltar, portanto, que essa tecnologia não se trata apenas de capturar a tela dos computadores utilizados. Ela possui o diferencial de coletar e organizar os dados, permitindo a análise de informações importantes para o gestor analisar o desempenho da equipe.

Quais benefícios proporciona para o time de TI?

​O desktop analytics proporciona diversos benefícios para o desempenho da equipe de TI. Confira, a seguir, os principais motivos para se investir nessa tecnologia.

1. Satisfação dos clientes/usuários

Essa vantagem é muito pertinente para as equipes, visto que está diretamente relacionada à qualidade dos serviços prestados e ao sucesso da empresa — e, nesse caso, estamos falando de clientes internos e externos e dos usuários, dependendo do ramo de atuação e da estratégia adotada com o desktop analytics.

Ao otimizar o fluxo de trabalho, os clientes ou usuários que entram em contato buscando uma solução, por exemplo, passam a esperar menos tempo para conseguir uma resposta.

Ao passar menos tempo aguardando um resultado, as pessoas percebem a melhoria na qualidade do atendimento e acabam mais satisfeitas. Sob outro ponto de vista, essa melhora significa equipes mais eficientes e, ainda, ajuda a torná-las mais engajadas na conquista de desempenhos mais aprimorados.

2. Economia de tempo

Uma das vantagens do investimento em desktop analytics é que, apesar do gasto inicial, é possível gerar economia posteriormente. Do ponto de vista do desempenho dos profissionais, é possível reduzir os impactos de um erro (e a necessidade de retrabalho) criando estratégias para que eles conheçam a próxima etapa de um processo.

Dessa forma, consegue-se atribuir maior fluidez às tarefas e dar o andamento adequado às atividades. Pensando no médio e longo prazo, isso gera uma economia de tempo considerável — e também é dinheiro, visto que o aumento da produtividade permite que mais tarefas sejam realizadas no menor tempo hábil e, considerando o ganho de qualidade, a economia é ainda maior.

3. Motivação dos colaboradores

Investindo em um bom software, torna-se possível identificar as maiores dificuldades que os profissionais encontram durante a execução das atividades. A partir das informações coletadas o gestor pode desenvolver uma política de qualificação e desenvolvimento — que permite identificar quais treinamentos são mais importantes, urgentes e podem trazer maior retorno para o negócio.

Vale lembrar que oferecer capacitação para os colaboradores é uma excelente forma de motivá-los e deixá-los mais satisfeitos e engajados, visto que se transmite a sensação de que a empresa se preocupa com o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Como consequência, o clima organizacional e os resultados dos processos são aprimorados.

4. Identificação de falhas

O software possibilita a coleta de dados a respeito de falhas, lentidão, baixa na performance dos sistemas utilizados e outras ineficiências que afetam negativamente o desempenho da equipe.

Com esse conhecimento, tanto o gestor quando a equipe de TI passam a saber, com maior precisão, onde atuar, o que precisa ser feito e quais recursos devem ser utilizados para solucionar os problemas levantados.

5. Aumento da produtividade

Com a identificação das falhas e a eliminação dos gargalos, a equipe se torna mais ágil, aumentando a produtividade. Além disso, também é possível perceber aumento na qualidade dos serviços, o que torna os colaboradores ainda mais eficientes.

6. Possibilidade de oferecer uma navegação passo a passo

O desktop analytics possibilita criar regras e orientações a respeito da execução correta de cada atividade, que são exibidas automaticamente, à medida que as etapas vão sendo concluídas.

Além disso, elas podem ser oferecidas para os colaboradores em tempo real, o que agiliza as atividades, evita a perda de tempo procurando informações, além de evitar interromper outro profissional para explicar melhor o que vem a seguir.

Outro grande benefício desse recurso é a possibilidade de transformar o treinamento prático de novos funcionários, que passam a aprender cada passo da forma correta e por meio do software — o que significa que perde-se menos tempo concluindo essa função. De maneira geral, ajuda a padronizar e automatizar os processos.

Como se pode ver, o investimento em uma solução de desktop analytics é uma excelente estratégia para desenvolver a equipe e, consequentemente, obter resultados mais satisfatórios para o negócio. Isso significa que a ferramenta vai muito além de auxiliar na coleta e análise de dados: é um recurso inteligente que ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores, aumentar a qualidade do atendimento e conquistar desempenhos aprimorados.

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite para saber quais são as vantagens da gestão integrada para o setor público!