Você sabe quais são os benefícios do Business Intelligence na gestão hospitalar? Há algum tempo, os hospitais vêm se tornando verdadeiros centros de saúde, que atuam de forma estratégica na melhoria da qualidade de vida da sociedade. E, por isso, o Business Intelligence torna-se imprescindível para que o grande volume de dados gerados pelos processos hospitalares seja convertido em informações úteis para os gestores envolvidos.

Mas, você sabe o que é o Business Intelligence (BI)? Embora tenha surgido na década de 1980, somente agora as empresas brasileiras vêm entendendo melhor o conceito deste processo. Trata-se de um conjunto de soluções que permite uma análise mais profunda das informações provenientes dos milhares de dados gerados por empresas e consumidores (neste caso, pacientes) todos os dias.

Com isso, o hospital consegue obter informações personalizadas de seus pacientes, tornando a gestão mais eficiente e focada nas necessidades de cada um. Em um mercado cada vez mais disputado, tratar o paciente da forma como ele deseja ser recebido é fundamental para que o seu hospital tenha resultados cada vez melhores.

Desafios da gestão hospitalar

A gestão hospitalar é uma das atividades mais complicadas a serem exercidas neste ambiente. Embora não possa ser tratado como uma empresa, a verdade é que o hospital precisa obter resultados positivos, mesmo não sendo possível considerar pacientes como consumidores.

Então, como fazer com que esses pacientes retornem ao mesmo estabelecimento, em caso de necessidade? E mais: como conseguir que esses pacientes possam indicar futuros atendimentos, para a sua rede de contatos?

A resposta está no BI. Imagine o exemplo de um paciente que procura o hospital para fazer um exame de Raio-X. Ele passará por uma triagem, preencherá uma série de formulários com informações pessoais e compartilhará, com os médicos, os resultados do processo.

A forma como você trata esses dados internamente pode gerar um atendimento mais qualificado e personalizado, tornando o seu hospital uma referência para uma série de pacientes. Com isso, os resultados obtidos serão muito positivos.

Otimização e eficiência dos processos

Todos os dias, centenas de processos são executados internamente no hospital, referentes ao atendimento de pacientes. Você sabe se eles estão em consonância com o que há de mais moderno no mercado? Será que não existem possibilidades de melhoria? De que forma seus processos refletem na prestação de serviços hospitalares?

Processos sempre podem ser aprimorados, e o BI é uma arma poderosa na identificação de melhores formas para se trabalhar. Por meio das informações geradas pelos sistemas do hospital, é possível saber em que setores há a oportunidade de melhorias, quais processos podem ser automatizados e, até mesmo, terceirizados.

A revisão de processos deve ser constante em qualquer empresa e isso vale também para hospitais. O ideal é que, anualmente, você faça um estudo aprofundado dos seus processos internos, utilizando como base as informações geradas pelo Business Intelligence.

Tomada de decisões

A tomada de decisões baseada em informações estratégicas é sempre muito mais efetiva. Neste sentido, a administração de dados proporcionada pelo BI pode contribuir muito para os objetivos estratégicos do hospital.

O trabalho de um gestor gira em torno das decisões que ele precisa tomar todos os dias. E decidir com base apenas em impressões vagas pode levar a caminhos pouco promissores, o que pode comprometer os resultados organizacionais.

Mas não há motivos para isso, pelo menos neste mercado tão rico em dados e informações como o atual. Por isso, para uma tomada de decisões mais estratégica, é preciso que seus sistemas sejam capazes de muni-lo com todos os dados necessários.

Redução de custos

Os investimentos para se ter um bom Business Intelligence passam pela aquisição de equipamentos de TI adequados, servidores potentes e contratação de pessoal especializado. Mas os resultados aparecem rapidamente, principalmente, em relação à facilidade de se tomar decisões estratégicas a partir do dashboard do BI.

Em pouco tempo você perceberá uma grande redução de custos, já que terá processos mais otimizados e poderá reagir mais rapidamente às demandas do mercado, oferecendo melhores soluções para os pacientes.

Além disso, seu hospital se tornará referência, o que potencializará seus resultados e acarretará em aumento da margem de lucro.

Acompanhamento de indicadores

O dashboard do Business Intelligence permite que você faça um acompanhamento online dos indicadores estratégicos do hospital. Essa é uma das premissas do BSC (Balanced Scorecard), metodologia que ensina que as metas devem ser acompanhadas diariamente, para que o planejamento seja mantido dentro do que foi programado.

O painel permite que você gerencie os processos e aja preventivamente caso perceba que algum resultado pode não ser o esperado. Com isso, você consegue manter os objetivos estratégicos em alto nível e os resultados serão sempre positivos.

Segurança da Informação

Um dos aspectos mais relevantes do Business Intelligence é a segurança dos dados gerados pela organização. Os programas de proteção das informações fazem parte do conjunto de sistemas que formam o BI e têm avançado muito nos últimos anos.

Na mesma proporção em que as fraudes crescem e evoluem no mercado, a Segurança da Informação se especializa em desenvolver novas formas de proteção, que garantem a tranquilidade tanto do hospital, quanto dos pacientes.

Processos otimizados e inteligentes

O resultado final da aplicação do Business Intelligence na gestão hospitalar é um ganho de qualidade no atendimento, por meio de processos otimizados e inteligentes. A forma como se dá a integração das tarefas internas do hospital reflete diretamente na agilidade e na excelência dos serviços prestados, o que contribui para que o seu hospital torne-se uma referência para pacientes de todos os lugares.

Tudo o que antecede o atendimento faz parte do processo e contribui para a boa imagem organizacional, portanto, não deixe de prestar atenção nos detalhes.

Viu só como você pode aplicar o Business Intelligence na gestão hospitalar? Trata-se de um diferencial importante que proporcionará um caminho mais curto para a obtenção dos resultados estratégicos programados.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber posts exclusivos, diretamente na sua caixa de e-mails!