No contexto atual da gestão hospitalar, o conhecimento aprofundado sobre a organização da atenção à saúde é fundamental para que os diretores e demais profissionais responsáveis pela administração de um hospital ou clínica possam desempenhar um bom trabalho.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar quais são os níveis de atenção à saúde no Brasil, como eles estão estruturados e que diferenças apresentam entre si. Veja e tire todas as suas dúvidas!

Quais são os níveis de atenção à saúde no Brasil?

A atenção à saúde no Brasil segue uma organização descentralizada, que estabelece níveis diferentes visando à garantia de um atendimento mais efetivo às pessoas de todas as idades.

O modelo de organização brasileiro segue os padrões determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais os serviços de saúde devem ser agrupados de acordo com a complexidade das ações necessárias para promover, restaurar ou manter a saúde da população.

Para que os hospitais, clínicas e demais unidades de saúde possam oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes, os gestores precisam conhecer bem a forma como a atenção à saúde no Brasil é estruturada, compreendendo as características e os desafios de cada etapa.

Uma vez que se tenha clareza sobre as demandas referentes a cada um dos níveis de atenção à saúde, é possível investir em estratégias para melhorar o atendimento oferecido aos pacientes seja qual for o motivo que o levou a procurar o consultório médico.

Saiba, agora, quais são os níveis de atenção à saúde no Brasil, começando pelo nível primário, também chamado de nível básico.

Nível primário de atenção à saúde — a prevenção

O nível primário ou básico de atenção à saúde concentra as ações relacionadas à diminuição do risco de doenças e à proteção da saúde.

Para que isso seja possível, as unidades de saúde devem garantir a realização de exames e consultas de rotina, contando com a presença de profissionais generalistas na equipe.

Também é muito importante que os gestores hospitalares façam um planejamento sistematizado de ações voltadas para a educação dos pacientes, investindo em campanhas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.

Dessa forma, fica claro que a questão mais essencial a ser implementada no nível primário de atenção à saúde é a prevenção de doenças.

Nesse sentido, conscientizar a população é tão importante quanto contar com o suporte tecnológico capaz de realizar, com eficiência, exames de raio-X e outros procedimentos necessários para o correto diagnóstico das doenças.

A tecnologia a serviço da promoção da saúde

Outra contribuição da inteligência clínica na atenção primária à saúde diz respeito à agilidade no agendamento de consultas e na disponibilização dos dados de cada paciente, o que contribui para um atendimento mais personalizado e completo.

Quando os serviços e os profissionais de saúde desempenham um trabalho eficiente no nível primário, a qualidade de vida da população melhora.

Além disso, é possível perceber a redução de gastos com o tratamento de doenças ou a internação de pacientes, procedimentos comuns ao próximo nível de atenção à saúde, sobre o qual falaremos agora.

Nível secundário de atenção à saúde — o tratamento especializado

O nível secundário de atenção à saúde é formado pelos hospitais e ambulatórios responsáveis por oferecer tratamento especializado à população, garantindo o acesso às clínicas de pediatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e demais especialidades médicas.

O nível secundário também é responsável por garantir a estruturação dos serviços hospitalares de urgência e emergência.

Assim, os médicos, os enfermeiros e os demais profissionais de saúde que atuam no nível secundário estão preparados para realizar procedimentos de média complexidade, conduzindo o tratamento de quadros que comprometem o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes de forma aguda ou crônica.

Para isso, os hospitais devem contar com aparelhos capazes de realizar exames mais detalhados, tais como uma endoscopia.

Além do investimento em equipamentos modernos para dar suporte à definição dos diagnósticos, os gestores devem estar atentos ao uso da tecnologia para melhorar o atendimento aos pacientes desde a marcação de consulta ou a chegada ao hospital até o acompanhamento após a intervenção médica.

A importância do atendimento personalizado

Na atualidade, os softwares e aplicativos disponíveis no mercado permitem a realização de um atendimento mais próximo à realidade de cada paciente, tornando a intervenção em saúde um processo mais personalizado.

Essa diferenciação é muito importante para reforçar o comprometimento das pessoas com os cuidados necessários para a recuperação e a manutenção da saúde, sendo que os recursos tecnológicos podem ser aproveitados como um canal de comunicação entre os médicos e seus pacientes.

A importância do atendimento personalizado também está presente na etapa final do aprendizado sobre quais são os níveis de atenção à saúde, como você verá a seguir. Confira!

Nível terciário de atenção à saúde — a cirurgia e a reabilitação

Por fim, no nível terciário de atenção à saúde estão reunidos os serviços de alta complexidade, representados pelos grandes hospitais e pelas clínicas de alta complexidade.

Nessa esfera, os profissionais são altamente capacitados para executar intervenções que interrompam situações que colocam a vida dos pacientes em risco. Trata-se de cirurgias e de exames mais invasivos, que exigem a mais avançada tecnologia em saúde.

Dito de outra maneira, o nível terciário visa à garantia do suporte mínimo necessário para preservar a vida dos pacientes nos casos em que a atenção no nível secundário não foi suficiente para isso.

Mais uma vez, a personalização do atendimento em saúde se faz muito importante, tendo em vista a fragilidade com que o paciente se apresenta quando a sua vida encontra-se realmente ameaçada, seja por um quadro de doença crônica ou por uma sequela grave de um acidente.

Cabe aos gestores conduzir os processos da rotina hospitalar de forma integrada, permitindo a excelência no atendimento aos pacientes em todos os níveis nos quais o sistema de saúde do Brasil está organizado.

Agora que você já entende bem quais são os níveis de atenção à saúde, que tal esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto e otimizar as suas práticas em gestão hospitalar? Compartilhe a sua experiência ou deixe a sua pergunta nos comentários!