Para que seja possível aproveitar ao máximo todas as facilidades e inovações proporcionadas pela tecnologia, é muito importante que a gestão de serviços de TI preocupe-se com a integração das demandas e projetos do setor.

Dessa forma, a empresa poderá alcançar a otimização e o aprimoramento proporcionados pela tecnologia, permitindo que os colaboradores de cada departamento — inclusive do próprio TI — produzam mais e melhor.

Quer saber mais sobre por que e como integrar os processos da gestão de serviços de TI? Então, continue a leitura e fique por dentro!

Por que investir na integração dos serviços e projetos de TI

A integração dentro do setor de TI faz com que todos os processos da empresa ocorram de maneira mais ágil, dinâmica e eficiente. Com isso, as demandas de cada equipe da organização podem ser finalizadas mais rapidamente e com melhores resultados.

Em tempos de intensa concorrência e de instabilidade econômica, é especialmente importante investir no aumento da produtividade. Entretanto, muitos gestores tentam alcançar esse objetivo de maneiras equivocadas, investindo em táticas que acabam tendo o efeito contrário, tirando a motivação e a energia dos colaboradores.

Enquanto isso, a integração na área TI consegue trazer mais produtividade de maneira orgânica e duradoura, fazendo uma real diferença na organização.

Redução de custos

A otimização dos processos e a produtividade resultam também na redução de custos.

Além disso, sistemas integrados são mais dinâmicos e fáceis de navegar, diminuindo consideravelmente o tempo de adaptação e a necessidade de treinamentos. Isso será ainda mais perceptível se, como discutiremos mais adiante, você contratar uma empresa especializada para implementar a integração.

Melhor gestão de tempo e recursos

Com um sistema integrado, torna-se possível registrar tudo o que acontece dentro da empresa e, melhor ainda, acessar essas informações com agilidade.

Isso permite que os responsáveis saibam exatamente o que é feito dentro da empresa, quanto tempo determinada atividade demandou, se uma máquina está apresentando algum problema, para onde foi cada centavo gasto, e muito mais.

Assim, os gestores ou colaboradores requisitados a acessar esses dados podem conferir relatórios, estatísticas e números concretos para identificar gargalos, ameaças ou forças da empresa. E como tudo isso é colhido por um sistema integrado e automatizado, não há risco de haver erros nessas informações.

Garantia de segurança digital

A tecnologia avança cada vez mais — e as ameaças digitais avançam praticamente no mesmo ritmo. Portanto, empresas que queiram investir na inovação devem preocupar-se com a segurança de seus dados e de tudo o que envolve os seus programas e máquinas.

Com um sistema integrado, isso é muito mais fácil. Além de ser mais rápido identificar possíveis ameaças e tomar providências para que elas não se tornem efetivamente um problema, o sistema integrado é uma ferramenta moderna, ou seja, capaz de defender-se dos principais riscos à segurança digital da companhia.

Além disso, por estarem focados na inovação, os desenvolvedores do sistema também lançam constantemente novas atualizações para fortalecê-lo ainda mais — e elas serão automaticamente instaladas.

Otimização do trabalho em equipe

A integração dos sistemas alcança também as equipes dos diferentes departamentos da companhia.

Cada colaborador poderá ter acesso às informações dos outros setores quando for relevante para o seu trabalho — na hora de atender um cliente, é possível verificar se o produto que ele quer está no estoque; ao identificar a falta de um produto, o colaborador consegue saber se o setor de estoque já fez um novo pedido para ele.

Dessa forma, a integração torna-se efetivamente parte da empresa em todos os sentidos. Isso traz dinamismo e rapidez à solução de problemas, pois todas as informações necessárias estarão disponíveis para o colaborador.

Outra consequência é a criação de um clima mais harmônico e unido dentro das equipes, já que os profissionais passarão a entender melhor as demandas uns dos outros.

Como implementar um sistema integrado na empresa

Para garantir que a instalação dos devidos recursos e sistemas para a integração aconteça de forma eficiente e segura, conte com os serviços de uma empresa especializada nessa tecnologia.

Assim, você garante o acesso aos equipamentos e programas corretos, sem correr o risco de adquirir algo que não será usado ou que não é o mais moderno da categoria, por exemplo — o que seria um gasto de tempo e de dinheiro.

Além disso, a empresa especializada conta com profissionais que vão instalar tudo devidamente, sem chances de ameaças digitais e outros riscos que podem ocorrer. Outra vantagem é que a companhia será capaz de orientar os colaboradores da empresa sempre que for necessário durante o processo de adaptação ao sistema integrado.

Há, ainda, o importante benefício de um suporte técnico qualificado para solucionar quaisquer problemas que surgirem no decorrer do uso do sistema pela equipe.

Crie um ambiente dedicado à inovação

Apesar de ser bastante simples e user-friendly, como já mencionamos, o sistema integrado pode mostrar-se uma complicação para aqueles colaboradores mais resistentes à ideia de mudança e modernização. Afinal, apesar de todas as suas vantagens, muitos ainda rejeitam a introdução de novos elementos e processos.

Portanto, para que a implementação da integração aconteça de maneira mais dinâmica e harmoniosa para todo o quadro de colaboradores, é importante que eles entendam que isso é resultado da constante busca por inovação e otimização por parte da companhia.

Quando a modernização faz parte do dia a dia da empresa, os próprios colaboradores abraçam a causa e passam a ser mais motivados e dedicados a ferramentas tecnológicas. Assim, eles não terão dificuldades ou resistências para entender o quanto um sistema integrado pode melhorar o seu cotidiano e a qualidade de seu trabalho.

Viu só? Quando a gestão de serviços de TI investe na integração, a empresa tem muito a ganhar em vários sentidos, desde o clima organizacional até a produtividade e a segurança digital. Mas, como vimos, colher esses benefícios requer alguns importantes cuidados na hora da implementação e da gestão dos equipamentos e sistemas.

Portanto, invista na qualidade e na inovação na hora de escolher a empresa que vai ajudar você a implementar sistemas integrados na sua organização! Entre em contato com a gente agora mesmo e descubra o que podemos fazer por você.