A tecnologia alterou intensamente diversos aspectos de nossas vidas, desde a forma com que nos relacionamos e nos comunicamos uns com os outros até a maneira com que gerenciamos os arquivos e documentos envolvidos no dia a dia de uma organização.

Entretanto, para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades e facilidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia, também precisamos entender as novas exigências e cuidados que essas ferramentas inovadoras exigem.

Afinal, a segurança digital é fundamental para que as informações da companhia, de seus colaboradores e do público possam permanecer confidenciais. Nesse sentido, a identity management mostra-se imprescindível para a gestão pública.

Mas o que é, exatamente, a identity management? Por que monitorar os usuários e seus respectivos acessos é tão importante? E como ela pode ser implementada com sucesso? Você vai descobrir tudo isso e muito mais no post de hoje. Continue a leitura!

O que é identity management?

Atualmente, a gestão de qualquer organização que faça uso de recursos digitais envolve sistemas, softwares, redes e outras ferramentas que concentram todo — ou a maior parte — do arquivo de dados da companhia.

Entretanto, como acontece com documentos físicos, não são todas as pessoas que podem ou precisam ter acesso a tudo, não é mesmo? Hierarquia, confidencialidade, decisões estratégicas e outras situações guiam ao que cada colaborador necessita de ser capaz de acessar livremente.

Esse é o papel da identity management, que pode ser literalmente traduzida para “gestão de identidade”. Colocando-a em prática, será possível gerenciar o que pode ser acessado por cada um e, além disso, o tipo de acesso de cada colaborador — ele será capaz apenas de visualizar determinado dado ou arquivo, ou também de modificá-lo?

Assim, a identity management oferece esse suporte de maneira automatizada e totalmente segura. Como veremos com mais detalhes a seguir, a gestão traz mais produtividade, transparência e economia para a organização, além, é claro, das vantagens relacionadas à própria segurança dos dados. Por que a gestão pública deve investir na identity management?

Acessibilidade

Conforme as organizações transferem as suas operações e documentos para o meio digital, torna-se necessário também que tudo isso possa ser acessado a qualquer hora, em qualquer lugar.

A identity management busca facilitar esse processo, já que as suas medidas de segurança e monitoramento de usuários são baseadas na nuvem, ou seja, são separadas da máquina em que o acesso acontece.

Dessa maneira, você, os demais gestores, os colaboradores e até mesmo parceiros da companhia podem ter acesso sempre que for preciso — e somente, é claro, àquilo para o qual têm autorização.

Produtividade

Para os colaboradores, acessar dados e arquivos é muito mais fácil e rápido com o identity management. Eles não precisarão mais decorar diferentes senhas ou saber em qual máquina se encontra qual arquivo, por exemplo, já que esse tipo de gestão conta com outras formas de identificação para liberar (ou não) o acesso aos usuários.

Além disso, como já mencionamos, a computação em nuvem traz acessibilidade — e permite também que os documentos possam ser mais facilmente, já que tudo estará em um único espaço digital.

Outro motivo para o aumento da produtividade é o fato de que as práticas e tecnologias que formam a identity management são muito simples e intuitivas. Com isso, mesmo os colaboradores menos confortáveis com tecnologia conseguirão utilizá-la no dia a dia de trabalho sem maiores problemas ou a necessidade de treinamentos extensos.

O que, é claro, também representa uma economia de tempo e de dinheiro para os gestores. Há, ainda, o fato de que você e a equipe de TI não precisarão verificar manualmente quem está acessando o que, já que a identity management faz esse controle de forma automatizada, permitindo que colaboradores tentando acessar documentos proibidos sejam imediatamente identificados.

Fortalecimento da segurança

Mas o maior atrativo da identity management é realmente se objetivo principal, ou seja, fortalecer a segurança digital de uma companhia.

Ao implementá-la na gestão pública, você passa a preservar da melhor maneira possível todas as informações e arquivos confidenciais que a organização reúne — e que não dizem respeito somente à companhia, aos gestores e aos colaboradores, mas também à população. Dessa forma, torna-se ainda mais fundamental ser capaz de garantir a integridade desses dados. Como implementar a identity management com eficiência?

Eduque a equipe

Aqui, não estamos falando de treinamentos — que, como mencionamos anteriormente, não são necessários devido à facilidade de uso da identity management. Mesmo assim é muito importante educar e orientar a equipe quanto à relevância da implementação para a organização e o quanto é fundamental preservar a segurança digital.

Dessa maneira, eles passam a entender melhor seu próprio papel dentro da empresa e a compreender por que determinados dados não poderão ser acessados por eles. Além disso, eles estarão mais dispostos a seguir as orientações do TI sobre as boas práticas de utilização não apenas da identity management, mas da tecnologia em geral.

Exija suporte técnico de qualidade

Quando houver alguma eventualidade com os sistemas e processos da identity management, você deve poder ter a certeza de que a empresa fornecedora da tecnologia é capaz de o atender e de solucionar o problema de maneira eficiente e prática.

Portanto, na hora de decidir quem vai providenciar a identity management para a sua organização, certifique-se de tirar todas as suas dúvidas previamente e de verificar o alcance e a qualidade da equipe de atendimento.

Dessa forma, você e diminui consideravelmente os riscos e prejuízos nos casos em que a identity manager exibir qualquer tipo de problema. É claro que isso é raro (a gestão de identidade é confiável e atualizada para evitar contratempos), mas você não pode correr o risco de ver a tecnologia deixando-o na mão quando você mais precisa, não é mesmo?

Viu só? A identity management vai ajudar você a garantir a integridade e a transparência dentro e fora da sua equipe, além de trazer diversos outros benefícios com a sua inovação. Está esperando o que para deixar essa tecnologia fazer a diferença na companhia?

Mas antes de colocar a mão na massa, assine nossa newsletter gratuita e fique por dentro das melhores novidades para o setor de TI e para a sua gestão!