A Tecnologia da Informação (TI) tem se tornado uma forte aliada da gestão hospitalar. Ela vem ganhando seu espaço em centros médicos por ser considerada agente facilitadora de gestão de processos. Para ter um departamento de TI alinhado aos objetivos do hospital e que faça diferença para o negócio não é fácil! Todo esse aparato exige dedicação, boa infraestrutura e profissionais bem qualificados e capacitados.

Assim, muitas vezes, diretores de hospitais se deparam com uma questão duvidosa: investir em capacitação ou terceirização da TI? Apesar de ser um tema que gera dúvidas, alguns dados podem direcionar a uma resposta. Confira abaixo!

Capacitar X Terceirizar. Qual lado o gestor deve escolher?

Sabe-se que os gastos com a saúde não são poucos, independente de um sistema público ou particular. Antes de responder a essa pergunta deve-se lembrar que a gestão do hospital deve ser feita de modo a direcionar os gastos da melhor forma possível. Capacitar uma equipe para TI leva um bom tempo, requer uma infraestrutura adicional para o hospital e, sem dúvidas, gera muitos gastos. Vale lembrar que nem sempre torna se tão capaz de atingir o objetivo do uso das informações da instituição quanto uma contratação de uma empresa já especializada. 

Gestores devem lembrar que nem sempre a terceirização precisa ser completa. O hospital pode continuar com uma estrutura de TI, porém reduzida e com estratégias mais direcionadas. Assim, essa estrutura faz uso de dados gerados pela operação terceirizada. 

Um exemplo do problema da capacitação é que às vezes ela pode gerar sistemas desalinhados. Assim, vários problemas podem surgir ao longo do tempo. Dentre eles obstáculos para o acesso ao histórico de prontuários de pacientes. Dificuldades como essa contribuem para aumentar o tempo de serviço, diminuir a agilidade dos profissionais e prejudicar o atendimento das pessoas, o que pode agravar a insatisfação de quem faz uso dos recursos do hospital.

Monitorar a TI desse ambiente requer cuidado e segurança a partir de um gerenciamento centralizado. As vantagens de se contratar uma empresa especializada nessa área garante maior confiabilidade na infraestrutura de TI e deixa de lado sustos do passado! 

Vantagens de se terceirizar a TI de um hospital

Como dito antes, vale lembrar que para o sucesso da empresa, a terceirização não precisa ser total. Ela deve ser auxiliada por um centro capaz de lidar com o uso de tecnologia e que apresentem softwares capazes de atender a demanda do gestor hospitalar. Confira algumas vantagens da terceirização da TI:

  • Redução de custos hospitalares: 

Manter uma equipe interna de tecnologia necessita de investimento para contratar bons funcionários. Além disso, requer oferecimento de benefícios a essa equipe junto com encargos trabalhistas. A realização de treinamentos frequentes desse pessoal é outro requerimento indispensável ao capacitar uma equipe.

Com  a contratação de um fornecer desse serviço, sai muito mais em conta para o hospital. Uma empresa que já lida com situações como essa a vários anos consegue ratear custos entre as várias outras empresas para quais dispõe o seu serviço em TI.

  • Redução de tempo gasto com diversos serviços:

Ao contratar um fornecedor de TI responsável e de boa qualidade, diversos serviços do hospital são otimizados. Isso reflete desde a organização interna até no atendimento dos pacientes. Marcação de consultas, direcionamento de tratamentos e maior facilidade para o controle do estoque de medicação são umas das diversas situações em que o gestor apresenta maior controle.

A redução de trabalhos manuais, como a escrita de prontuários, faz com que o tempo de serviços do hospital seja reduzido e, consequentemente, eleva a produtividade deste. Dessa forma, isso reflete na satisfação dos pacientes.

  • Segurança dos sistemas implementados no hospital:

A presença de sistemas frágeis pode ser grande preocupação. Afinal, ali se encontram centenas de dados sigilosos dos pacientes. A terceirização da TI permite que o gestor tenha acesso aos relatórios de desempenho dos serviços executados. Além disso, é recomendado visitas frequentes para avaliar os equipamentos e os softwares utilizados para que não haja vazamento de informações. 

O próprios softwares utilizados garantem maior segurança de dados ao apresentarem requisições para se ter acesso aos sistemas. Esses apresentam uma rede limitada e computadores específicos que permitem o acesso a dados importantes de pacientes. Sistemas seguros necessitam de “login” e de senha para se ter acesso, o que aumenta sua segurança. 

  • Disposição para resolver problemas dos softwares prontamente:

​Um ambiente de trabalho grande como um hospital, com um sistema operacional integrado sempre estará propício a desordens. O fornecedor dessa terceirização, como está por conta desse serviço, deverá possuir funcionários prontamente dispostos a solucionar quaisquer tipos de problemas relacionados aos softwares instalados no hospital. 

Vale lembrar que essas empresas possuem equipes multidisciplinares que investem constantemente em treinamento, de forma que se tornem extremamente competentes na solução de problemas que podem acontecer. 

Gestão otimizada através da terceirização

A integração e a comunicação entre todas as áreas do hospital é um fator primordial na gestão, o que a torna mais simplificada, demanda menor tempo e o gestor tem maior controle de dados da instituição. A organização dos processos hospitalares é essencial para o sucesso e reconhecimento da unidade de saúde como referência confiável.

O tempo médio de retorno financeiro quando se terceiriza os serviços de TI gira em torno de três anos. É importante que durante esse intervalo haja um acompanhamento e um monitoramento dos resultados, de forma a avaliar os benefícios previstos durante a contratação da empresa.

Não há dúvidas da relevância da implementação tecnologia nos processos hospitalares, mas esse impasse entre capacitar x terceirizar pode tirar o sono de muitos gestores. Porém, é evidente a maior vantagem nos serviços terceirizados em comparação com serviços de capacitação de uma equipe. 

Todo gestor deve procurar melhorar os processos de seu hospital de modo a potencializar a produtividade, aumentar a lucratividade dos negócios ao reduzir custos e, dessa forma, alcançar resultados excepcionais. É importante lembrar também que a contratação de serviços terceirizado é algo comum em hospitais, portanto não existe motivo para se preocupar. Sua instituição estará em boas mãos! 

Mais dúvidas? Nosso blog apresenta diversos temas relacionados a área que podem ajudá lo! Confira o post do nosso blog sobre as razões para se informatizar os processos hospitalares!