Com a consolidação da tecnologia da informação como um setor relevante e estratégico dentro das empresas, a infraestrutura que oferece suporte ao negócio vem se tornando mais complexa, exigindo maior agilidade e segurança de dados. Nesse cenário, é imprescindível que os gestores invistam no monitoramento remoto de TI.

Para manter a competitividade e a credibilidade no mercado, é necessário contar com uma TI flexível, capaz de acompanhar as demandas da organização. Afinal, no mundo conectado, as aplicações devem ficar disponíveis nas 24 horas do dia, 7 dias por semana.

No entanto, os responsáveis pela área geralmente não têm tempo disponível para cuidar da operação e manutenção do ambiente de TI, o que atrasa consideravelmente a adoção dessa ferramenta tão importante para a companhia.

Se você deseja mudar esse quadro e apostar no monitoramento da TI, veja neste artigo quais são as vantagens que ele pode trazer para o negócio. Acompanhe!

Agilidade na resolução de problemas

Organizações que apostam no monitoramento remoto de TI conseguem identificar e resolver seus problemas antes mesmo que eles provoquem qualquer tipo de prejuízo.

Por exemplo: a equipe responsável é notificada pelo sistema e consegue reverter rapidamente a instabilidade em um servidor, com o auxílio de softwares específicos, sem que o usuário final seja prejudicado e isso cause prejuízo no andamento de seu trabalho.

Vale lembrar que os problemas na infraestrutura de TI não escolhem hora para acontecer e podem afetar seriamente as operações da empresa. Portanto, contar com uma equipe especializada para cuidar do sistema — seja ela própria ou terceirizada — é fundamental para gerenciar toda a estrutura, prestando o suporte necessário de maneira rápida e eficaz.

Redução na interrupção dos negócios

Todo e qualquer problema na rede deve ser tratado de maneira correta e otimizada, já que se trata de um departamento chave para as atividades de outros setores e, até mesmo, na interação com outras organizações no cotidiano. Por isso, períodos de indisponibilidade no sistema podem representar grandes problemas para a empresa.

Ainda que falhas possam ocorrer a qualquer momento, o monitoramento permite a sua rápida detecção e a correção da vulnerabilidade, o que evita a instabilidade da rede. Então, o tempo de inatividade e a redução na produtividade são mínimos ou podem nem chegar a ocorrer.

Integração de equipes ativas

Fazer o monitoramento remoto de TI não é benéfico apenas para o setor. Toda a companhia sai ganhando nesse processo. A área de recursos humanos, por exemplo, consegue agilizar atividades ligadas à gestão de pessoas, como a seleção e a triagem de currículos, a avaliação de desempenho, entre outros.

Além disso, a TI também contribui para aprimorar a comunicação e a integração entre equipes e profissionais de diferentes áreas, com a criação de grupos de trabalho por projeto ou unidade.

Assim, é possível fazer reuniões por áudio ou videoconferências, automatizar os processos, entre outras facilidades proporcionadas pelo software de monitoramento remoto para a gestão.

Manutenção preventiva e otimizada

Os processos de gerenciamento e monitoramento permitem que a manutenção seja realizada de maneira preventiva — ou seja, antes de que ocorra efetivamente algum problema. Atualizações e rotinas de aplicações, antivírus, backups e outras ferramentas passam a ser realizadas automaticamente.

Sempre que ocorrer qualquer tipo de irregularidade na rede, o sistema envia um alerta para a equipe de TI a fim de que o erro seja corrigido com precisão e rapidez, evitando que a falha atinja os colaboradores e prejudique o andamento de suas atividades diárias.

Sem o monitoramento remoto, esse tipo de situação pode passar despercebida por dias ou semanas, tornando-a progressivamente mais grave, o que demanda manutenção corretiva e, consequentemente, de maior custo para a companhia.

Aumento da produtividade com o monitoramento remoto de TI

Uma das maiores vantagens para as organizações que utilizam essa ferramenta é, sem sombra de dúvidas, em relação ao desempenho dos colaboradores e suas equipes.

A mobilidade oferecida pela tecnologia, por exemplo, permite que os funcionários possam executar suas tarefas de onde estiverem, o que é fundamental para pessoas em posições estratégicas do negócio e que precisam estar constantemente conectadas com a empresa.

Outro ponto que merece atenção são as atividades do cotidiano laboral. Com a otimização da rede, a indisponibilidade do sistema é drasticamente reduzida. Assim sendo, os colaboradores conseguem trabalhar de maneira contínua, sem interrupções desnecessárias, o que se reflete diretamente na produtividade de cada um.

Com a maior integração entre pessoas e departamentos, os processos de coleta de dados e troca de informações é mais rápido. Então, ao fazer uma reunião, não há a necessidade de que todos os envolvidos estejam na mesma unidade da organização, reduzindo o desperdício de tempo com deslocamento de pessoal, por meio da tecnologia.

Eficiência nas atividades corporativas

Com a economia de tempo e a redução de custos proporcionados pelo monitoramento remoto, o aumento da eficiência da organização ocorre naturalmente.

Dessa forma, os recursos podem ser aplicados de forma estratégica, já que não será preciso rastrear e listar manualmente todos os ativos de TI (computadores, rede, tecnologia na nuvem, roteadores, servidores, data centers, entre outros) e seus problemas.

Nesse caso, os profissionais de TI não são deslocados apenas em casos críticos para efetuar a manutenção corretiva, interrompendo as atividades dos setores que dependem da estabilidade do sistema para operar. Eles serão notificados quando ocorrer qualquer problema na rede.

Por meio do rastreamento automático, todos os ativos de TI são gerenciados, com informações em tempo real, o que poupa semanas de trabalho manual. As equipes também têm a oportunidade de estudar e compartilhar problemas recorrentes e encontrar soluções inteligentes, o que resulta em maior precisão e eficiência na empresa.

Com o acesso a todos esses dados, gestores e diretores de TI contam com todos os parâmetros necessários para entender a importância do monitoramento remoto de TI e as vantagens que ele oferece para a estratégia do negócio, desde que se escolha a melhor solução para as necessidades da organização.

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