Atualmente, a área da saúde é um setor que tem descoberto as vantagens de empregar a terceirização de serviços em suas instituições.

Nesse contexto, sem deixar de lado a qualidade, a terceirização tornou-se uma opção versátil e, principalmente, econômica para os grandes hospitais. Particularmente para aquelas instituições que buscam ser reconhecidas como referência no atendimento de pacientes e, para isso, querem ter foco na assistência a eles.

Você é um gestor que se preocupa em reduzir os custos sem deixar de manter a reputação de seu hospital elevada?

Então, é necessário saber um pouco mais sobre a terceirização de serviços na saúde. E, principalmente, como esse modelo de negócio pode reduzir os custos dentro de seu hospital. Confira a seguir!

Reduz risco de perdas financeiras

O volume de informações que circulam dentro de um hospital é enorme, pois além de abranger dados financeiros e administrativos da própria empresa, também engloba dados sigilosos de pacientes.

Dessa forma, nenhum desses dados pode ser perdido, bem como nenhuma máquina pode deixar de funcionar ou o sistema ficar indisponível. Afinal, a perda de informações sigilosas pode trazer transtornos jurídicos para o hospital e, com isso, indenizações ou multas.

Isso sem contar que o prejuízo financeiro por perdas de informações de processos administrativos do próprio hospital são inestimáveis.

Nesse contexto, a terceirização surge como uma verdadeira necessidade em tornar mais seguros os processos que circulam dentro da instituição, principalmente no setor de TI.

Com o suporte técnico adequado que uma empresa de consultoria em TI pode oferecer, os sistemas de dados internos ficam mais seguros. E, de forma estratégica, reduz o risco de perdas financeiras pela instituição.

Aumento da produtividade

Produtividade também envolve oferecer o mesmo serviço — ou até de melhor qualidade — com menor custo, não é mesmo? E esse é um dos relevantes aspectos afetados positivamente pela terceirização de serviços.

Isso porque a maioria das grandes instituições de saúde são verdadeiros complexos que abrangem variadas especialidades médicas, desde pediatria, urgência e emergência, até oncologia e cirurgia. E, sem dúvida, conta com um corpo de funcionários de centenas a milhares de pessoas.

Para que todos esses serviços prestados se articulem e funcionem em harmonia é necessário que os processos de gestão ocorram de forma eficaz, não é mesmo?

Contudo, um obstáculo considerável é que grande parte dos funcionários da instituição, por vezes, precisam dedicar parte de seu tempo a esses processos de gestão. Com isso, perdem esse tempo precioso que poderiam aplicar em suas próprias funções.

A solução para esse problema é a terceirização de serviços e operações do hospital, e tem sido buscada por grandes instituições de saúde que prezam por serem referência na assistência dada a seus pacientes.

Com um corpo clínico exclusivamente se dedicando em acolher e tratar o paciente, um número maior de pessoas pode ser atendida e com maior qualidade do serviço prestado com menor custo.

Prova disso é a terceirização no setor de TI, cada vez mais presente no dia a dia dos hospitais. Afinal, com um volume de dados muito grande, muitas vezes, a equipe de TI do próprio hospital não consegue lidar e se torna incapaz de integralizar todos os processos internos.

A saída para esse impasse tem sido a terceirização. Assim, a empresa contratada tem disponibilidade maior e é mais especializada em lidar com terminais de operação e hardware. Enquanto a equipe de TI do próprio hospital economiza tempo e recursos para manter o foco na estrutura interna de processos.

Reduz gastos com o corpo profissional

Um setor hospitalar em que a terceirização é cada vez mais presente é na contratação de profissionais. Esse tipo de serviço é muito vantajoso para o hospital, principalmente quanto à redução de custos.

Essas empresas terceirizadas são especializadas em realizar processos seletivos por meio das melhores técnicas. Assim, recrutam os profissionais mais capacitados para a função que o hospital necessita.

Por exemplo, para trabalhar no setor de limpeza hospitalar o funcionário deve ser qualificado, tendo em vista que os riscos e insalubridades do ambiente de trabalho são altos — até porque o profissional deve saber manusear materiais contaminados. Neste ponto, a empresa terceirizada ajuda na escolha daquele que estiver mais qualificado.

Outra vantagem é que a contratação terceirizada permite que a instituição seja isenta de certa responsabilidade quanto ao funcionário. Por exemplo, não é incomum que devido a problemas entre o empregado e seu superior, o trabalhador acione a Justiça.

O responsável em lidar com essa situação passa a ser a empresa terceirizada, quando o hospital conta com esse tipo de serviço. Ela que precisará contratar advogados e conduzir todos os trâmites judiciais do processo trabalhista.

Torna os processos mais eficazes

Uma das principais vantagens em se investir em terceirização de serviços é a eficácia em selecionar um corpo de profissionais altamente especializados. E, com isso, os processos se tornam mais ágeis e os erros são reduzidos ao mínimo.

E isso facilita o trabalho não só do setor o qual a empresa terceirizada atua diretamente. De forma indireta, a contratação de um serviço especializado influencia os demais setores do hospital.

A terceirização do setor de TI, por exemplo, termina por integrar todos os processos de informações que circulam dentro da instituição. O que facilita desde o atendimento do paciente até a gestão do hospital como todo.

Além disso, uma empresa terceirizada também é capaz de conseguir melhores preços no mercado, pois compram determinados insumos em quantidades muito maiores, já que fornecem o mesmo tipo de serviço para várias instituições.

Com todas as vantagens da terceirização de serviços em sua instituição, você poderá focar suas atenções no atendimento e cuidado em excelência dos pacientes. E, assim, tornar seu hospital uma referência em qualquer área médica que desejar.

Pois terceirizar é a melhor maneira de aprimorar a assistência ao paciente, além de reduzir custos e elevar a reputação de seu hospital.

Está pronto para trazer as melhores empresas do mercado para terceirizar agora os serviços em seu hospital? Então, assine já nossa newsletter e continue a receber mais informações sobre esse assunto e muito mais.