A tecnologia modificou praticamente todas as demandas e processos da sociedade e, dentro desse contexto, é claro que o setor público não ficaria de fora!

Sendo assim, a TI no setor público pode fazer uma diferença considerável no cotidiano da gestão e nas chances de a organização crescer cada vez mais. Afinal, a tecnologia da informação pode trazer melhorias incríveis para a gestão, otimizando-a de maneira a torná-la mais apta a conquistar oportunidades mais interessantes e vantajosas.

Quer saber como a TI no setor público vai ajudar toda a equipe a aprimorar sua trajetória rumo aos objetivos da organização? Então, continue a leitura e fique de olho!

1. Integração de processos

Diversas práticas, demandas e necessidades fazem parte do dia a dia do setor público. Cada um a sua maneira, eles trabalham para trazer os resultados esperados pela organização. Afinal, apesar de terem objetivos e requisições diferentes, todos atuam em prol da mesma meta maior e se encaixam na cultura organizacional do local.

Dessa maneira, é fundamental que eles trabalhem de maneira integrada. Isso é possibilitado pela inserção de TI no setor público. Ao contar com estratégias e sistemas da área, você poderá analisar e gerenciar a companhia como um todo e, assim, conseguir perceber padrões, tendências, forças e dificuldades de maneira clara e veloz.

Além de otimizar seu tempo por si só, a integração dos processos também traz o grande benefício de reduzir a burocracia. Ao aplicar a estratégia, os colaboradores poderão ter acesso mais rápido a qualquer documento ou relatório relevante para a demanda e, com isso, não precisarão mais passar por diversas pessoas até conseguir esses dados.

E é importante considerar também que a redução da burocracia e facilitação dos processos não beneficia apenas a gestão e a equipe do setor público, mas também qualquer pessoa que estiver sendo atendida por vocês.

2. Segurança de dados

Conforme a tecnologia digital avança e nos tornamos cada vez mais dependentes da internet e das redes, cresce também o perigo representado por invasões de dados e ciberataques. Diante desse cenário, torna-se imprescindível proteger todas as informações contidas nos computadores e na nuvem.

Essa segurança é proporcionada pela TI no setor público. Com ela, você poderá implementar medidas preventivas contra invasões e outros atos malignos, além de ter a capacidade de rapidamente identificar e solucionar qualquer conflito que possa surgir.

3. Organização de informações

Como já mencionamos, a necessidade de percorrer uma grande quantidade de pessoas e departamentos torna o processo burocrático, lento e ineficiente. Com a implementação de estratégias de TI, porém, você poderá organizar as informações para proporcionar mais eficiência, praticidade e agilidade ao dia a dia de trabalho.

Grande parte disso se deve ao fato de que, com a TI no setor público, você será capaz de aproveitar as vantagens oferecidas pela nuvem. Ela armazena seus arquivos de maneira segura e, indo mais além, permite que qualquer pessoa autorizada tenha acesso a eles de todos os cantos do mundo.

4. Diminuição de erros

A automatização dos sistemas, digitalização dos documentos e facilidade de acesso a tudo isso contribui fortemente para a diminuição de erros. Com a TI, não haverá mais tanta necessidade de inserir dados manualmente nos sistemas, que também são capazes de gerar relatórios, análises e gráficos.

Dessa maneira, você diminui consideravelmente as chances de que sua equipe cometa um erro em alguma dessas etapas. Como resultado, caem também as possibilidades de retrabalhos e conferências, fazendo com que os colaboradores possam dedicar-se a outras demandas para as quais eles sejam realmente fundamentais.

5. Possibilidade de prevenção

Quando a TI no setor público não é implementada de forma sistemática, as tecnologias da informação acabam surgindo apenas de maneira reativa, ou seja, somente para “apagar incêndios,” tentar recuperar a companhia de uma invasão ou consertar outros problemas advindos da tecnologia.

Portanto, você deve reconhecer a importância de atuar de maneira preventiva e contínua. É somente assim que você poderá proteger a organização, a equipe, seus dados e seu público. A TI é capaz de perceber problemas e corrigi-los antes que apresentem uma consequência negativa, livrando você de muito trabalho e gastos desnecessários.

6. Otimização dos recursos

Agora, você já sabe que a TI no setor público permite que você tenha uma visão ampla da companhia, com acesso facilitado a todos os dados, análises e relatórios de que você precisar no decorrer da gestão. Outro grande benefício disso é a otimização de recursos.

Qualquer organização acaba gastando dinheiro com itens que mais tarde se revelam desnecessários, profissionais que não têm espaço na equipe, produtos que já se encontravam no estoque, estratégias destinadas a falhar etc. Quando você conta com o auxílio da TI, essas despesas podem ser até mesmo eliminadas.

Isso acontece porque você terá uma noção muito mais verdadeira e clara de quais processos estão dando certo, quais tarefas estão concluídas ou atrasadas, quais são as perspectivas, como a equipe se organiza e para onde vai cada centavo gasto pelo setor.

Com isso, você terá as informações de que precisa para fazer o planejamento financeiro da companhia de maneira estratégica, diminuindo ou eliminando o que for necessário e remanejando a verba disponível para onde for mais urgente ou interessante.

7. Modernização do setor público

Por si só, a implementação da TI na sua organização já traz vantagens consideráveis. Isso é verdadeiro especialmente no que diz respeito à concorrência. Afinal, atualmente, a alta competitividade do mercado e o crescente nível de exigência do público faz com que as companhias pensem em medidas para se destacar em meio às rivais.

A TI trará novos conhecimentos e habilidades para sua equipe, que deverá aprender a lidar com as novas práticas e sistemas. Os equipamentos, por sua vez, provavelmente serão substituídos por versões mais novas e modernas, que permitam que você alcance todas as exigências do time de TI.

Dessa maneira, o setor público abraça a modernidade e a tecnologia, passando a ter acesso a todos os benefícios trazidos pela digitalização, integração de sistemas, eficiência de gestão e tudo que você descobriu no post de hoje.

E então, gostou de conhecer as vantagens imperdíveis que a TI no setor público pode trazer? Quer mais dicas para continuar aprimorando cada vez mais sua gestão? Assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente na sua caixa de entrada!