Existem vários fatores que podem influenciar no sucesso de um app mobile. O layout, as funcionalidades e o nível de inovação são alguns. Para além deles, a user experience (UX, ou experiência do usuário, em português) é um dos principais.

Diretamente conectada com a forma como utilizamos o aplicativo, a UX pode ser um fator-chave para o sucesso de um software. Portanto, a sua preocupação já deixou de ser exclusiva dos times de design. Hoje, a user experience faz parte de todas as etapas da criação e da manutenção de um software.

Quer saber o que faz a experiência do usuário algo tão importante? Então veja o nosso post abaixo!

O que é a user experience?

A user experience é um conceito que está diretamente relacionado a uma série de aspectos de usabilidade e design. Essas ideias e estratégias podem ser aplicadas em sites, aplicativos móveis ou mesmo ferramentas voltadas para desktops. Pode-se dizer que a valorização da UX passa pela criação de uma solução que seja fácil de usar, com recursos bem apresentados, uma linguagem acessível e focada no usuário.

Ou seja, todo o processo de definição de funcionalidades, design, linguagem e demais pontos que interferem na usabilidade é feito conforme o perfil do usuário que o produto pretende atingir. Assim, é possível entregar uma ferramenta que seja ágil, fluida, de fácil aprendizado e que possa entregar resultados com baixo nível de atrito.

Como a user experience afeta o sucesso de um aplicativo?

Uma boa UX é crucial para o sucesso de qualquer aplicação. Ainda que ela tenha todos os recursos que o usuário demanda, se a user experience não for boa, as chances do sistema manter o seu usuário fidelizado serão mínimas.

As informações serão exibidas mais rapidamente (e com menos passos). Ao mesmo tempo, se erros ocorrerem, o usuário receberá uma mensagem clara com os motivos do erro e um alerta de que o desenvolvedor trabalhará para solucioná-lo rapidamente. Assim, haverá mais confiança de que a ferramenta poderá entregar os resultados esperados no próximo uso.

O que é necessário fazer para otimizar a user experience dos seus apps?

Para criar um aplicativo com boa usabilidade, uma série de estratégias podem ser aplicadas durante o planejamento e o desenvolvimento do software. Confira abaixo as principais formas de valorizar a sua UX!

Conheça o seu público alvo

Esse é o ponto-chave de um aplicativo com uma boa user experience. Quando o gestor conhece o seu público alvo, definir todos os aspectos da aplicação será algo muito mais simples.

Em função disso, invista em estratégias para compreender quais sãos as demandas do usuário, os seus objetivos e recursos mais valorizados. Faça isso por meio de pesquisas abertas, via web ou contato direto. Nesse sentido, quanto maior o número de dados sobre o modo como o usuário adotará a aplicação, melhor.

Fique atento ao design

O design é um dos aspectos mais importantes da user experience. Ele define como os recursos serão exibidos, as cores, o tipo de alerta que é mostrado em caso de erros e o modo como os resultados são apresentados ao usuário.

Portanto, assim que conhecer o perfil do seu usuário, comece a montar um bom design. Ele precisa estar estruturado para destacar as principais funcionalidades do sistema, permitir um aprendizado rápido e estar em sintonia com as guidelines do sistema operacional.

Além disso, não ouse em ter símbolos e ícones semelhantes a outras aplicações do mercado. A similaridade com concorrentes pode auxiliar os novos usuários a aprenderem rapidamente como os recursos funcionam e podem ser acessados. Pense, por exemplo, no botão de salvar: em praticamente todos os aplicativos do mercado, ele tem o ícone de um disquete, uma tecnologia que mesmo em desuso já virou a representação padrão de como acionar a funcionalidade de salvar o trabalho de aplicativos.

Escolha a linguagem correta

A linguagem também impacta no modo como o usuário utiliza a aplicação. Portanto, o modo como as mensagens são passadas deverá sempre corresponder ao seu público alvo.

Usuários mais jovens, por exemplo, podem ter uma melhor usabilidade com um tom jovem e leve. Já pessoas mais velhas ou de perfil corporativo tendem a preferir um tom mais sério e direto. Portanto, esteja atento!

O uso da linguagem correta também passa pelas mensagens de erro. Garanta que elas sejam claras e objetivas.

Também inclua um código de erro. Desta forma, usuários que procurarem suporte conseguirão identificar a solução para o problema com rapidez.

Colete feedbacks

Quem pretende ter aplicativos com a user experience otimizada também deve ouvir os usuários. Sempre mantenha um contato contínuo com as pessoas que instalam as suas aplicações, seja pelas redes sociais, via e-mail ou com um canal de comunicação direto no aplicativo.

Conhecer o feedback dos usuários dá ao gestor responsável pela aplicação a chance de entender, com uma comunicação direta, como o aplicativo pode ser otimizado. Além disso, será mais fácil identificar quais recursos podem ser incluídos em um futuro update ou que funcionalidades não funcionam como o esperado.

Analise os logs de uso

Os logs de uso fornecem uma boa visão sobre como os usuários interagem com a sua aplicação. Portanto, sempre acesse esse tipo de documento com uma boa ferramenta de análise de dados.

Esse processo permite identificar, por exemplo, quais são as funcionalidades mais utilizadas. Dessa forma, ao criar uma nova versão da sua aplicação, ficará mais fácil definir quais são os recursos que estarão em destaque no layout.

Os logs de uso também podem ser aplicados para otimizar a performance. Eles indicam quais são os bugs mais frequentes. Dessa forma, os developers terão um meio mais preciso para rastrear falhas do código-fonte e, com isso, otimizar o app.

O mercado de aplicativos mobile está em franco crescimento. Hoje, o número de smartphones em território nacional passa da casa dos milhões. Esse potencial passa, inclusive, pelo setor público, uma área que tem utilizado a tecnologia como uma forma de reduzir custos e gerar inovação.

Na lista de apps com maior número de usuários, um fator se destaca. Todo software de sucesso contém uma estrutura capaz de dar ao usuário uma boa usabilidade, livre de gargalos ou erros de performance.

Em função disso, investir na user experience é algo crucial. Se o modo como os usuários interagem com os seus apps for de alta qualidade, as chances do aplicativo fidelizar os seus usuários é ampliada. Ou seja, será mais fácil conquistar usuários contínuos sem precisar investir em grandes funcionalidades ou recursos avançados.

Gostou deste post? Então compartilhe essa dica com os seus contatos nas redes sociais!