O uso da estratégia de cloud computing está em fase de maturação no Brasil, principalmente no que se refere ao setor público. Esse cenário mostra a valorização e expansão desse serviço, que pode atender às diferentes esferas: educação, saúde e justiça. A tecnologia pode auxiliar o órgão a entregar um trabalho com qualidade e agilidade ao cidadão.

Alguns países já avançaram no uso da computação em nuvem, como Cingapura e os Estados Unidos. No Brasil, esse investimento ainda ocorre de maneira tímida em função das dúvidas sobre segurança e disponibilidade dos servidores. Veja a seguir como a cloud pode aperfeiçoar os processos do judiciário!

Relevância de se utilizar a nuvem

A cloud computing integra um dos pilares da transformação digital. Ao redor do mundo, foram realizados mais de U$ 2,07 trilhões de investimentos no setor de tecnologia, e o Brasil alcança apenas o nono lugar. De acordo com a pesquisa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), a tendência é o país ampliar o uso do recurso nos próximos anos.

A computação em nuvem contribui para levar agilidade e segurança para setores privados e públicos. Ela também auxilia a deixar os processos mais transparentes e acessíveis para o cidadão, fator primordial para a organização.

Essa tecnologia também funciona como estratégia para acabar com as restrições de TI e incompatibilidades entre sistemas, levando inovação para o setor público.

Estratégia de cloud computing no setor público

O gestor que pretende manter a credibilidade do órgão precisa considerar a possibilidade de mudança para a computação em nuvem. Ela oferece muitos benefícios para os servidores públicos, profissionais de TI e a gestão como um todo. Confira:

Facilidade de compartilhamento de informações

A computação em nuvem permite um acesso fácil aos documentos da organização de qualquer lugar com acesso à internet. Caso um servidor esteja viajando em nome do judiciário, ele poderá visualizar os arquivos e realizar ajustes durante uma reunião ou congresso. Para conseguir visualizar os documentos, o profissional deve ter o acesso liberado mediante login e senha.

Redução do uso do espaço físico

A instituição fez a aquisição de data centers físicos alguns anos atrás, mas os equipamentos estão ficando obsoletos? Esse é um grande problema de se investir em estruturas dentro da própria organização.

A tecnologia muda o tempo todo e, a cada dia, novos documentos precisam ser armazenados. A cloud computing permite ao setor ampliar a sua infraestrutura conforme as necessidades do momento. Assim, é possível aumentar a capacidade de armazenamento sem investir em infraestrutura física. Também não será necessário contratar novos profissionais para gerenciar as informações.

Com isso, o setor público pode observar outro benefício: a diminuição do uso dos espaços físicos. Afinal, você não precisa reservar uma extensa sala para armazenar a infraestrutura e implantar sistemas robustos de segurança para limitar o acesso aos equipamentos.

Aumento do desempenho da equipe

O data center do judiciário já está defasado e não suporta tantos acessos? Esse é um problema difícil de ser resolvido sem um grande investimento em aquisição de novos equipamentos. Isso gera morosidade no acesso dos usuários e afeta a produtividade da equipe.

Em contrapartida, a computação em nuvem dá a agilidade necessária para os serviços realizados pelo órgão público. O seu uso pode ser ampliado a qualquer momento, o que garante a eficiência nos procedimentos.

Segurança da informação

A infraestrutura em cloud computing ajuda a otimizar as operações e contribui para uma gestão mais estratégica. O diretor consegue monitorar os indicadores e tomar decisões mais corretas para a mudança de processos ou redução de erros. Ela também oferece uma segurança robusta para os dados do órgão.

Essa tecnologia evita que os documentos sejam perdidos em desastres, como incêndios ou enchentes. Além do mais, a computação em nuvem garante a proteção das informações e o controle de acesso. Sendo assim, ela evita a destruição de arquivos importantes oriundos de investigações policiais, inquéritos, denúncias e pareceres jurídicos.

Implantação da estratégia de cloud computing

Para adotar a computação em nuvem, o gestor precisa fazer uma análise geral sobre os principais prestadores de serviço. Contratar uma consultoria antes de fazer a implementação é essencial, pois ela poderá ajudar no processo de migração dos documentos.

Além disso, a empresa terceirizada conta com profissionais capacitados e experientes na área, que poderão orientar os servidores públicos sobre o uso correto da solução. Um parceiro pode guiar o processo, fornecendo o planejamento necessário para a implantação da ferramenta.

Assim, você não sobrecarrega a equipe interna de TI e assegura a qualidade necessária para o serviço. A consultoria também ajuda você a escolher a solução mais adequada ao setor público e suas características particulares. Para complementar, ela também contribui com outros fatores, como:

Migração rápida

Uma equipe interna de TI não pode parar os processos do dia a dia para cuidar da implantação, o que pode transformar a migração em um grande pesadelo. O trabalho pode ser complexo, e por isso a ajuda de um parceiro especializado se torna essencial.

Diminuição dos riscos

A consultoria especializada auxiliará o gestor a criar um projeto completo de implantação e a devida análise dos contratos. Ela também fornecerá orientações sobre os backups necessários antes de iniciar a migração para a cloud. Assim, é possível reduzir quase a zero os riscos da operação.

Conhecimento aprofundado sobre o mercado

Provavelmente, você e sua equipe de TI têm tantos compromissos para cumprir no dia a dia que não sobra tempo para realizar pesquisas aprofundadas sobre o mercado de cloud computing.

A equipe de consultoria atua nesse setor e conhece os principais players do mercado. Logo, ela pode indicar a solução mais adequada para o judiciário e acompanhar o processo de implantação.

Você percebeu a importância de se investir em uma estratégia de cloud computing? A solução pode dar mais agilidade aos trabalhos dos servidores públicos e melhorar a imagem do órgão perante os cidadãos.

Contar com o parceiro ideal para fazer essa transição pode ser a peça-chave que faltava para você levar a inovação ao órgão. Então, entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como podemos ajudá-lo!